“Olá, Girassol!”
É assim que se inicia um dos jogos que mais me envolveram em termos de beleza visual, trilha sonora, história e puzzles, combinados numa única e efêmera experiência nos jogos, que é de longe o meu indie preferido.
Descrição
Maquette é um jogo único de puzzle que utiliza uma mecânica recursiva, na qual há três versões do mapa em que se passa o jogo, ou seja, três versões da maquete. Uma versão em tamanho “real”, que é compatível com o tamanho do personagem, uma versão micro e uma versão macro. O que acontece numa das versões, consequentemente acontece também nas outras duas, então os puzzles brincam muito com perspectiva, começando básico e rompendo as amarras à medida que você vai progredindo, trazendo desafios mais complexos ao longo do jogo, sem se desprender da narrativa e história que vão sendo construídas no decorrer da jornada.
Premissa
Maquette conta a história de um relacionamento entre Kenzie e Michael, interpretados pela atriz e diretora Bryce Dallas Howard e seu marido também ator, Seth Gabel, respectivamente. Os atores fazem as vozes dos personagens nas cenas roteirizadas, que encenam diversos momentos da relação. Não é difícil perceber como a relação entre os dois atores contribuiu para a interpretação dos papéis, entregando diálogos acalorados e carregados de emoção.
Escrita
O jogo tem uma escrita digna de livros de romance, que sabe ser leve e carregada quando se faz necessário, mas sendo fácil de acompanhar e de se sentir envolvido. No jogo você é um espectador que acompanha a história contada por um dos personagens, e enquanto as cenas envolvendo os dois são dubladas, o restante da história é narrada por meio de textos que surgem em pontos chave das fases, normalmente indicando o caminho de progressão da história. O jogo é dublado apenas em inglês, mas é legendado em português do Brasil e não deixa nada a desejar nesse ponto da localização.
Trilha sonora
A história dos dois personagens se passa na área da baía de São Francisco, na Califórnia, EUA. O diretor criativo do jogo, Hanford Lemoore, numa entrevista ao Push Square, revelou que selecionou a trilha sonora de forma que fosse relacionada a essa localidade de alguma forma, além de definir o tom das fases baseado nos estágios que o casal estava passando no relacionamento (confira a entrevista completa em inglês aqui). A trilha sonora é um dos pontos mais altos do jogo, contendo além de composições originais, músicas de Jay Som, Meredith Edgar, Gábor Szabó, entre outros artistas que têm permanecido nas minhas playlists desde a primeira vez que joguei.
Jogabilidade
O jogo conta com uma jogabilidade simples em primeira pessoa, que na minha opinião casa perfeitamente com a premissa do jogo, e passei a amar a forma que foi implementada. O jogo segue um ritmo calmo, sem necessidade de movimentos ou reações rápidas, o que ajuda aqueles que, como eu, costumam ter certo desconforto com jogos em primeira pessoa, especialmente do gênero FPS. Os comandos do jogo são simples, como na maioria dos jogos de puzzle, usados apenas para interagir com partes móveis e se locomover pelo ambiente.
Visual
O jogo possui alguns dos cenários mais bonitos que já tive a chance de admirar e acessar dentro ou fora de um jogo, com um gráfico detalhado, porém estilizado e não realista. Algumas das capturas de tela feitas por mim presentes ao longo desta análise mostram um pouco da beleza que esse jogo proporciona.
Pontos positivos
Jogabilidade simples, porém puzzles desafiadores
Trilha sonora excelente
História envolvente e fácil de se identificar
Mecânica recursiva única
Cenários belíssimos
Pontos negativos
Não possui modo foto
Em alguns trechos específicos do jogo, os controles podem ficar um pouco travados, sendo um pouco frustrantes e não tão precisos
Maquette foi desenvolvido pela Graceful Decay, que o teve como seu jogo de estreia e único jogo até então, e publicado pela Annapurna Interactive.O jogo completa 3 anos de sua data de lançamento no dia da publicação desta análise, tendo sido lançado diretamente na PlayStation Plus em 2 de março de 2021 para PS4 e PS5, estando disponível em quase todas as plataformas atualmente.
Essa análise foi escrita por Michael (@Michael_A_F_M) e faz parte do projeto Puzzle Pilgrim, focado em trazer análises e artigos sobre jogos de puzzle.
Excelente análise. Esse jogo é uma grande pendência, e confesso que deu vontade de baixar