top of page

Moses & Plato - Last Train to Clawville (Demo) - Análise



Moses & Plato - Last Train to Clawville é um misto de visual novel e point & click num jogo de história e investigação cujos personagens são animais antropomórficos e onde o personagem principal é o detetive Moses Wildflower, acompanhado de seu parceiro veterano de guerra e também detetive Plato Palladias.


O que para nós seriam Moisés e Platão. Há teorias de ambos os lados sobre a influência que um deles pode ter tido no outro na vida real, e acredito que daí possa ter saído a ideia para o título que a princípio não parece ter relação alguma. 



O jogo conta a aventura que os dois detetives terão à bordo do Expresso Clawville, onde exercerão seu trabalho de escolta para um passageiro importante que acredita-se correr perigo de vida à bordo. O jogo funciona como um clássico “quem matou?” onde você, como detetive, deve investigar o trem e todos à bordo para tentar encontrar o culpado por meio de pistas e interrogatórios.



Desde o começo da história você começa a coletar informações enquanto os dois detetives ainda estão na estação e tem interação com os ilustres futuros passageiros do trem, e o jogo dá um conjunto de mecânicas diferentes para conseguir obter e analisar informações.


Você pode coletar informações por meio de conversas casuais ou interrogatórios com outros personagens, mas também pode obter informações do ambiente utilizando os sentidos de animal do detetive, como olfato, visão e audição enquanto estiver analisando uma cena.


Durante os interrogatórios, você conseguirá respostas dos personagens e em certos pontos deverá julgar se eles estão falando a verdade ou não, e se você acreditar que estão mentindo, deverá usar um item ou alguma das informações adquiridas até então para confrontá-los. Dessa forma. a busca por mais e mais informações se torna essencial para o jogo, apesar de em alguns pontos ser necessário escolher de quem as informações serão obtidas devido à urgência de um determinado acontecimento, como um limite de tempo, mas em contagem de ações em vez de minutos corridos.



Já para analisar as provas e relacionar informações, o jogo permite que você inspecione itens adquiridos durante a aventura à procura de segredos que este possa conter, além da possibilidade de usá-los em momentos-chave.


Mas a mecânica mais interessante pra mim foi a do Jardim da Mente que o personagem possui, que serve como um glossário de informações segundo o conhecimento do próprio Moses. O ambiente é dividido em 4 seções, Codex, Animais, Conexões e Fatos & Pistas. 



Codex que é onde estão os conhecimentos de mundo do jogo, incluindo termos, locais, acontecimentos e conceitos. Animais é onde estão reunidas as informações de cada um dos personagens que Moses teve contato durante a jornada.



Conexões é uma seção bastante interessante, onde um card de cada personagem é disposto à esquerda e você pode decidir, com base em seu julgamento, que relação cada personagem tem com o outro, e que tipo de relação é essa, de uma forma a ajudar o jogador a organizar as ideias melhor, agindo como o próprio Moses agiria. E por último, Fatos & Pistas, que é dividida em questões e quantos pontos são necessários desvendar ou esclarecer cada uma.



Como um bônus, o jogo ainda possui um minigame de cartas, com regras simples onde o objetivo é preencher uma linha do tabuleiro inteiramente com suas cartas para vencer um round, e quem acumular 3 rounds vence a partida.


Joguei três vezes no tempo em que testei a demo com o personagem que nos apresenta o game e achei divertido, provavelmente à medida que o jogo avançar deve haver outros personagens com que se possa batalhar que ofereçam desafios maiores.



A demo não é muito longa e o tempo que você demorar nela vai depender do quanto você investigar e explorar as opções de diálogo disponíveis, mas eu por exemplo levei cerca de duas horas e ela termina pouco antes do primeiro grande evento do jogo.


O jogo conta com dublagem em inglês para a maioria das falas dos personagens que possuem seus diferentes sotaques de acordo com os lugares e culturas de onde vieram. Ainda não foi revelado se haverá outros idiomas presentes no jogo, mas tanto as falas quanto as legendas por ora estão apenas em inglês. Provavelmente teremos mais informações à medida que se aproximar o lançamento do jogo que ainda não possui data confirmada.



Moses & Plato - Last Train to Clawville está sendo desenvolvido pelo estúdio The Wild Gentlemen, criadores também de Chicken Police - Paint ir RED!, e está sendo publicado pela Toge Productions, estúdio de jogos indie e publisher Indonésia responsável por desenvolver a série de jogos Coffee Talk e publicar jogos como A Space For The Unbound.


A demo de Moses & Plato - Last Train to Clawville está disponível na Steam a partir de hoje, 9 de maio. Key da demo cedida antecipadamente pela Toge Productions.


Texto escrito por @Michael_A_F_M


Faz parte do projeto @PuzzlePilgrim



Kommentarer


bottom of page