top of page

Gorogoa - Análise



Um puzzle pode estar além do que você vê. Olhe através do problema e encontrará a solução. Esse é o principal ponto a se atentar para solucionar este jogo que tem de longe alguns dos puzzles mais geniais que já tive experiência num jogo.



Descrição

 

Gorogoa é um jogo de puzzle que brinca com perspectivas através de quadros interativos, sendo necessário manipular cenários e juntar quadros diferentes em combinações específicas para que o personagem consiga prosseguir com seu objetivo. O jogo foi desenhado totalmente à mão e inicialmente desenvolvido quase completamente por uma única pessoa.



Premissa


A premissa do jogo não é totalmente clara, aberta a alguma interpretação, já que não há texto no jogo em qualquer idioma. O criador, Jason Roberts o criou dessa forma com a ideia de que pudesse ser compreendido por qualquer um, sem a barreira da linguagem escrita. No entanto, o que se pode aferir da história através das imagens é que um homem está em busca de alguns elementos necessários para “invocar” uma figura divina. O objetivo do jogador é guiar o personagem até esses elementos e conseguir concluir o ritual, de certa forma explorando temas como espiritualidade e religião.



Trilha sonora


A trilha sonora é sutil, mas detalhada e está presente de forma diferente em cada quadro do jogo, algumas vezes mais ausente. Foi composta por Joel Corelitz, que já havia composto a trilha do jogo The Unfinished Swan de 2012.



Jogabilidade


O jogo conta uma jogabilidade no estilo point-and-click, sendo as interações possíveis aproximar, afastar e arrastar de acordo com a necessidade de cada quadro. As interações são simples, mas os puzzles podem ser complexos, que é onde está o maior atrativo do jogo, em minha opinião.



Visual

 

O jogo possui um visual belíssimo, tendo sido desenhado inteiramente à mão por Jason por cerca de 6 anos, que foi aproximadamente o tempo de desenvolvimento do jogo. Suas técnicas de desenho foram aprimorando com o tempo e ele redesenhou quadros antigos mais de uma vez desde 2011 até seu lançamento em 2017.

 

Pontos positivos

 

●   Jogabilidade simples, porém com puzzles desafiadores

●   História enigmática e intrigante

●   Cenários belíssimos e desenhados à mão

 

Pontos negativos

 

●   Poderia ter uma duração maior



Gorogoa foi desenvolvido pela Buried Signal, que o teve como seu jogo de estreia e único jogo até então, e publicado pela Annapurna Interactive. O jogo foi lançado em 14 de dezembro de 2017 e está disponível em quase todas as plataformas atualmente.



Essa foi mais uma análise escrita pelo @Michael_A_F_M e faz parte do projeto @PuzzlePilgrim

bottom of page