PlayStation 5 atinge 80,3 milhões de unidades vendidas
- Murilo (@Murilo_Valim)
- há 43 minutos
- 2 min de leitura

A Sony atualizou o número de unidades vendidas do console em seu último relatório financeiro trimestral, referente aos três primeiros meses de 2025. Com um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior, o PlayStation 5 se consolida cada vez mais como um sucesso, agora com 80,3 milhões de unidades vendidas.
O período registrou a marca de 2.5 milhões de unidades vendidas, superando as 2.4 milhões do mesmo período de 2024.
Segundo informações da empresa, o número de usuários ativos mensais (MAUs) na PlayStation Network também subiu para 123 milhões, um aumento de 6% em relação aos 116 milhões de 2024.
O mais impressionante é que, apesar de não superar as vendas do PlayStation 4, que havia vendido 82,3 milhões de unidades, em uma comparação com o mesmo tempo de vida, o PlayStation 5 está apenas com 2 milhões de unidades a menos, e aqui eu quero citar alguns fatores que fazem esse número ser muito relevante. Pandemia e escassez de semicondutores Não só a Sony como muitas empresas de tecnologia enfrentaram dificuldades com essa escassez, muito causada pela pandemia de COVID-19, que o mundo enfrentou. O produção acabou não conseguindo acompanhar o aumento de demanda pelo entretenimento doméstico. O resultado foi que a empresa passou mais de 2 anos sendo diretamente afetada enquanto a demanda superava a oferta.
Vale mencionar que os efeitos da pandemia foram sentidos por muito tempo, encolhendo o poder de compra de muitos países.
Erros na "quase suicida" Estratégia Live Service
Já está bastante repetitivo, mas é possível que nunca vamos conseguir mensurar o estrago que essa estratégia causou na marca. Costumo dizer que a PlayStation só não deixou de existir, pois estava passando pelo seu melhor momento financeiro da história.
Mais de um dezena de jogos cancelados, estúdios fechados, o fracasso colossal de Concord, além de investimentos enormes em aquisições de estúdios que não viraram muita coisa. Um prejuízo, sem dúvidas, na casa dos bilhões. É difícil mensurar, mas a empresa deixou de ter facilmente mais de 15 jogos nesse período de mais ou menos 5 anos, que poderiam ter sido bem sucedidos ou não, claro, mas que seriam feitos em cima de um know-how de 30 anos da marca em um modelo single-player. É fato que a empresa não deixou de anunciar e emplacar grandes sucessos, mas a sensação que fica é que a geração poderia ter sido muito mais. A comunidade segue parcialmente no escuro, sem saber muito bem o que esperar da marca. O organograma da empresa é nebuloso, as declarações cada vez mais genéricas e o futuro cada vez mais incerto. Fica claro que a forte geração do PlayStation 4 contribuiu demais para o sucesso de vendas do PlayStation 5, que alcança essa marca expressiva mesmo com todos esses graves problemas. Só os próximos anos vão mostrar se o PlayStation 5 vai ter força para garantir o sucesso da próxima geração. Enquanto isso, seguimos aguardando os próximos capítulos dessa história.
Comments